Uma Reflexão sobre Autoconhecimento - Por: Martinália Barros

Martinália Barros - Psicóloga


Uma Reflexão sobre Autoconhecimento


O autoconhecimento ou conhecimento de si mesmo, é uma espécie de investigação do próprio “mundo interior”. Através da tomada de consciência de si mesmo a cada momento, o autoconhecimento nos permite desenvolver a imagem que temos de nós mesmos e também a confiança que desenvolvemos em nossas capacidades. Esta autoimagem, e esta autoconfiança pode estar mais ou menos alinhada à realidade, na medida em que nos conhecemos. 

É uma ferramenta de crescimento pessoal e um investimento em si. A partir dele, é possível estabelecer conexões mais verdadeiras em direção a se sentir mais realizado e vivo, bem como recusar oportunidades que não condizem com os valores e princípios pessoais. É através dele que conseguimos nos atualizar, conforme tomamos mais e mais consciência de nós mesmos.

Isso não significa olhar apenas para dentro, para os pensamentos, sentimentos e sensações, mas, em compreender como e por quê elas acontecem em relação a cada situação de vida, de onde vieram e por que foram formados, e, o mais importante, por que os reproduzimos em situações do presente em que eles não fazem mais sentido?

Por esse motivo, não raro nas pesquisas internas e conversas consigo mesmo, o sujeito encontra a necessidade de buscar se tornar melhor, ou seja, se realizar e se levar a realizar algo que o permita ser sujeito de si próprio, autônomo, independente e fortalecido.

Muitas pessoas comentam: “Eu deveria ter ouvido a minha intuição!”, na realidade, estão se referindo a ouvirem a si mesmas. Uma ideia, uma vontade, uma impressão são informações pessoais, não fornecidas por mais ninguém. Ou seja, você conhece os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem, e esse acesso privilegiado de informações é o que marca a autoridade do indivíduo, já que o que este sujeito diz com sinceridade tem mais força do que alguém que diz sobre algo que outro alguém pensa.

O autoconhecimento pode acontecer de forma natural através dos acontecimentos da vida, a partir dos quais a pessoa vai se deparando consigo mesma e avaliando suas manifestações. A soma das experiências de vida e dos hábitos vão dando pistas para o indivíduo de quem ele é. Também pode acontecer de forma intencional, através de auto-rreflexões acerca das escolhas, motivações e decisões tomadas, ou por intermédio de um TERAPEUTA, DE MANEIRA MUITO MAIS APROFUNDADA. 

E, por último, pode acontecer de forma “acidental”, na qual uma situação de vida muito Grave e/ou Conflitante chama o indivíduo a atentar-se para a própria vida, para “ver o que está acontecendo” e por que especificamente com ele, naquele momento.

Não existe um método único ou “correto” de iniciar o autoconhecimento. No entanto, algumas atitudes podem ajudar a entrar nesse fluxo de forma consciente:

- Atente-se às suas vivências e experiências.

- Seja curioso a respeito do que acontece com você, interna e externamente. Questione-se sobre o porquê das situações com que você se depara de forma a entender o que está acontecendo e como está reagindo.

- E, o mais importante, se Você chegou aqui, APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE, AGENDE SEU HORÁRIO com um Profissional Qualificado, que estará preparado para acolher você e suas Demandas. 
COM SUA MENTE E EMOÇÕES,  EM EQUILÍBRIO,  VOCÊ SE PERMITIRÁ REALIZAR ESCOLHAS E INTERVENÇÕES, QUE TE  LEVARÃO A CONSTRUÇÃO DA SUA MELHOR VERSÃO DE VIDA. 

Com Acompanhamento Psicoterapêutico, você terá uma chance de Desenvolver Novas Habilidades e Potências.

Me siga no Instagram: @martinalia.barros


Gratidão Por Estar Aqui!













 

Comentários